sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Última Vez Que Vi André Zenh



A última vez que vi André, foi na ceará nº 1444, com um olhar ensandecido e um sorriso malicioso, levantou o chapéu e abaixou levemente a cabeça dizendo:

"-Amanhã será mais um dia de café escuro."

Saiu num passo calmo, sob aquela chuva rala, fumando o que seria seu último cigarro.
"Todos têm seus dias de café escuro", ele me disse na primeira vez que nos encontramos naquele mesmo bar, do qual saia na última vez que o vi, em uma noite como aquela.

André era um romântico, sem fé no amor ou na vida. Costumava falar sempre que a vida era uma grande espera para o nada. Era um romântico, que não sabia como tinha perdido sua fé. Pude ver isso mais uma vez, na ultima vez que o vi. Vi pela última vez aquele leve desespero que sempre carregava no olhar, o desespero de quem não sabia aonde ir. O desespero de saber que a esperança não passava de uma linda mentira.

"Por que não conseguiste se reerguer, baby?"
Penso sempre nele, embora não o veja mais. Embora aquela tenha sido a ultima vez que o vi, nunca me esquecerei das noites em que eu tinha aquele mesmo desespero, aquela mesma tristeza, a mesma desesperança, a mesma vontade de morrer, e ele estava comigo, com seu sorriso e os olhos apertados, e seu abraço sincero. Ele não acreditou, mas seu amor me ergueu varias vezes, deu-me esperança. Esperança que ele mesmo nunca teve.

Ele me deu a paz que nunca possuíra. O amor no qual nunca acreditou. André acabou sufocado pelo próprio casulo.


Por isso quando eu vejo as águas desse rio, sob essa chuva rala, entendo que ele não aguentaria outro dia de café escuro, não aguentaria. Todos os bons sonhadores atravessam este caminho algum dia, mas ele já carregava túmulos nos olhos.
Não quero sentir medo.

Quero a coragem para dar o próximo passo. Ousadia para subir no parapeito da ponte e ver a extensão das águas, sentir o vento frio me desequilibrar, respirar profundamente e ficar longe de mim mesma por infinitos segundos, abrir os braços e saltar. Sentir o meu corpo se distanciar da ponte, sentir o coração acelerar, as ultimas lágrimas se perderem no vento, o corpo encontrar a força das águas inundando meu corpo. Para então sentir apenas serenidade de quem está prestes a se libertar.

"Não quero dias de cafés escuros.
Quero coragem,
assim como tiveste,
na última vez que te vi."


12 comentários:

  1. Mais uma vez postando para elogiar teus textos que são maravilhosos, ja sou sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Laura, muito obrigado pelo seu carinho.
    Espero que visite-me sempre.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. A última vez que vi Andre Zehn ele me deu uma carona, salvando-me do sol esturricante de meio-dia. Meu herói! =)

    Brincadeiras à parte, gostei muito do texto, guri. Um romântico sem fé no amor ou na vida. Uma contradição ambulante.

    ResponderExcluir
  4. Andrezinho, adoreeei seu texto, li várias vezes...como ja te disse...
    No ínicio do texto me preocupei, com o "romantico, sem fé, no amor ou na vida"...
    gostei de ler "todos os bons sonhadores atravessam este caminho, algum dia!"
    "Quero Coragem para dar o próximo passo (...)"
    Li várias vezes procurando em alguma parte do texto algo que me lembrasse o André que conheço, aquele moço de sorriso lindo, e que faz terminar qualquer dia de café escuro...
    Acho que o encotrei, ou que...quis encontrá-lo na última parte do texto que diz: "Não quero dias de café escuro, quero coragem, assim como tiveste, na última vez que te vi."
    P.S.: ei Camila, era só um comentáriozinho...ahshahsaushau

    ResponderExcluir
  5. "Penso sempre nele, embora não o veja mais. Embora aquela tenha sido a ultima vez que o vi, nunca me esquecerei das noites em que eu tinha aquele mesmo desespero, aquela mesma tristeza, a mesma desesperança, a mesma vontade de morrer, e ele estava comigo, com seu sorriso e os olhos apertados, e seu abraço sincero. Ele não acreditou, mas seu amor me ergueu varias vezes, deu-me esperança. Esperança que ele mesmo nunca teve."

    Teria eu como não me identificar hein?! duvido!
    Muitooooo BOM André!!
    Já sou fã também!

    ResponderExcluir
  6. "Não quero dias de cafés escuros.
    Quero coragem,
    assim como tiveste,
    na última vez que te vi."


    A última vez que vi andré zenh, estávamos a sós, numa noite de segunda-feira...
    Conversávamos sob a luz do luar, sobre o que fomos,o que somos, e sobre o que queríamos ser mas que provavelmente nunca seríamos.
    Se eu soubesse que seria este o fim que Zenh escolhera para sua vida, não teria permitido aquela noite acabar... se fosse acabar que fosse pra sempre, e que nem eu nem Zenh,tivéssemos que deixar algo pra trás, porque este algo destruiríasse junto a nós!

    ResponderExcluir
  7. Na última vez que vi André, estávamos sentados com um violão e uma garrafa de Red Label, escrevendo sobre a metralhadora de mentiras que disparam em nossa direção, junto a um gosto amargo de hipocrisia e decepções... Achando e rindo sobre como a vida é uma caixinha de surpresas e como a mesma é uma dádiva fatal.
    "Força sempre"

    ResponderExcluir
  8. amei todos os textos, msm. A última vez que eu vi o André Zenh ele estava conversando com a antiga Rhyna Victor nas escadas da Firb, falando em como a vida parecia injusta para os dois e quando aquilo acabaria, se as coisas seriam diferentes um dia. Eis que a vida deu um giro de 360 graus e hoje em dia eles se perguntam o que mais de diferente pode acontecer com os dois. Sempre estarei aqui. =*

    ResponderExcluir
  9. Olha sendo seu amigo a pouco tempo, gostei muito desse texto, eu me vi nessa leitura, cara vc tem um Dom que poucos possuem, vc tem a arte de escrever com a ALMA e é aquilo que é SINCERO e VERDADEIRO. Nesse texto gostei de como vc tratou o André Zenh, é uma modo que vc não se sente mais e sim está surgindo uma nova pessoa e uma nova personalidade. Tenho orgulho de ser seu amigo! Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Será que o André ainda volta? Ou ele mudou de ti pra sempre?
    A gente tem mesmo que se ver de fora às vezes. E às vezes tem que ir embora de si.

    Gostei muito desse texto. Profundo.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  11. Deyse,
    Nunca vi ninguém regressar do lugar para onde ele foi, mas existem muitas coisas que ainda não vi.
    Espero ao menos encontrá-lo após tomar o caminho dos céus.

    Grande beijo ;D

    ResponderExcluir
  12. "A paixão dos suicidas que se matam sem explicação"...

    ResponderExcluir